Trabalho De Portf Fio De Lutas Lutas De Combate E Artes Marciais

650 palavras 3 páginas
A LUTA pode ser entendida como : combate de caráter esportivo ,com dois adversários desarmados que se enfrentam corpo à corpo; batalha ,guerra; oposição firme ,esforços para superar e vencer obstáculos ou transpor dificuldades (HOVAISS,2009). De acordo com Rufino (2012): "A partir de três mil anos antes de Cristo, os indícios de povos que lutavam são mais nítidos enumerosos, o que possibilita afirmar que todos os povos da antiguidadejá praticavam alguma forma de luta”. Os ESPORTES DE LUTA seriam a agregação prática dos seus termos constituintes ,ou seja ESPORTE e LUTA ,seria então a junção das lutas ao fenômeno esportivo ,Contudo, o desenvolvimento dos esportes de lutas também pode levar em consideração o aspecto lúdico, a ludicidade, afinal,tal característica é inerente aos seres humanos. Para Marcellino (1995), na ludicidade está presente o lúdico,que é:A alegria, a espontaneidade, a referência não aos parâmetros da racionalidade,mas a uma lógica diferente: a lógica do ser feliz agora,do construir o futuro (e não do preparar-se para o dia em que ele despencará sobre nossas cabeças ) do revolver o velho e contruir o novo,da nova utopia. A NECESSIDADE da luta surgiu a partir do momento em que o homem precisou se defender através da defesa pessoal e / ou territorial .
Com o passar do tempo,o homem associou a luta com manifestações sociais e culturais,(principalmente entre os indígenas);na preparação de exércitos para guerras (no oriente médio e na grécia antiga); e como um jogo e exercício físico (na europa) (BREDA;GALATTI;SCAGLIA;PAES,2010).
A origem do termo "ARTE MARCIAL" surgiu da utilização de técnicas de guerra derivadas das lutas em seu contexto de guerra, denomina-se arte marcial (de Marte, deus romano da guerra; de arte, pelo destaque à dimensão ética e estética e sua demanda expressiva, inventiva, imaginária,lúdica e criativa).(CORREIA; FRANCHINI, 2010).
Sobre o tratado de guerra mencionado para a construção do portfólio ,temos o tratado de

Relacionados