Amd k6
ESPECIFICAÇÕES
Depois do fiasco do K5, a AMD trabalhou duro para atualizar seu projeto e lançar o K6 a tempo de competir com o MMX da Intel, baseado no processador Nx686 que estava sendo projetado pela NexGen quando ela foi adquirida pela AMD, apesar do nome sugerir uma evolução do K5 esse foi um projeto totalmente novo que foi criado pela equipe do NexGen. O AMD-K6 é um processador Super Escalar compatível com o conjunto de instruções x86 e com suporte a instruções Multimídia, denominada MMX e rodava em velocidades de 166 até 300 MHz. No entanto sua arquitetura interna é construída em cima de instruções RISC86. Isso é possível porque ele possui decodificadores que geram instruções RISC a partir das x86. Possui 7 unidades funcionais de execução divididas em estágios de pipeline. Sua cache interna é de 64Kb possuindo também mecanismos de execução especulativa e técnicas de resolução de dependência de dados e de controle [FER92]. Para melhorar o grau de aproveitamento de suas unidades funcionais, possui também mecanismos de execução de instruções fora de ordem. Com esses recursos, o AMD é capaz de executar até seis instruções RISC por clock. Possui 48 registradores, sendo que 24 deles são para uso geral e os outros 24 exclusivos para serem usados na renomeação (usado para resolver alguns casos de dependência de dados). Dos 24 de uso geral, 8 são os mesmos encontrados nas arquiteturas x86 (EAX, EBX, ECX, EDX, EBP, ESP, ESI e EDI).
CACHE
Em termos de recursos, o K6 trazia 64 KB de cache L1 (32 + 32 KB (dados + instruções) integrado ao processador e compatibilidade com as instruções MMX. Uma grande sacada da AMD com o K6 foi mantê-lo compatível com as placas mãe soquete 7 usadas pelo Pentium e Pentium MMX, facilitando bastante a vida dos usuários.
DESEMPENHO
O AMD-K6 é foi principal concorrente do Pentium II. De fato possuiu muitas características importantes que mereceram certa atenção ao decidir pela compra