Trabalho - Processadores AMD
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO SÃO GABRIEL
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROCESSADORES AMD
(do x86 ao Opteron)
Daniel Ângelo Silva Martins
Márcio Ferreira de Araujo Mendes
Marcos Renato Fernandes Gomes
Belo Horizonte
2006
Daniel Ângelo Silva Martins
Márcio Ferreira de Araujo Mendes
Marcos Renato Fernandes Gomes
PROCESSADORES AMD
(do x86 ao Opteron)
Trabalho apresentado à disciplina Arquitetura e Organização de Computadores II – AOC-II
Belo Horizonte
2006
RESUMO
O processador é um dos mais importantes componentes de um computador, pois, como é o responsável pela execução das instruções que formam os programas, ele é o principal responsável pelo desempenho de um PC.
A maioria dos processadores utilizados até então são descendentes do processador 8086, primeiro processador de 16 bits lançado pela Intel, no final da década de 1970.
A AMD já era um fabricante de circuitos integrados quando iniciou a produção de processadores em 1970, trabalhando como licenciada da Intel. Esta relação entre as duas empresas durou até 1991, quando a AMD iniciou a sua produção independente, porém ainda em forma de cópias dos processadores da Intel. Somente a partir de 1996 a AMD começou a desenvolver os seus próprios processadores se tornando um dos dois principais produtores de processadores existentes até hoje me dia.
Neste trabalho serão apresentados e discutidos os processadores produzidos pela AMD com tecnologia própria, ou seja, os produzidos a partir de 1996.
Desta forma, os processadores descritos neste trabalho incluem aqueles produzidos com as chamadas tecnologias x86-32 (IA-32) e x86-64 (IA-64), respectivamente, de 32 bits e 64 bits.
Nos capítulos apresentados neste trabalho serão discutidos os processadores K5, K6, K6-II, k6-III, K7, Athlon, Duron, Athlon XP, Athlon MP, Athlon 64, Sempron, Otperon e Turion, sob os