Amblyomma Cajennense
Nome Cientifico : Amblyomma Cajennense
Onde são encontrados: Vivem em diversos locais como, por exemplo, mato, madeiras, plantas, touceiras e na pele de animais são encontrados em regiões de todos os continentes, exceto na Antártida A fêmea costuma botar diversos ovos após alimentar-se de sangue. Dos ovos, nascem as larvas que procuram um animal para obter o alimento. A boca do carrapato possui um bico utilizado para obter sangue do animal hospedeiro. Os principais animais afetados por carrapatos são: cães, galinhas, cavalos, gado, gatos e até mesmo o homem. As espécies de carrapatos mais comuns no Brasil são: carrapato-de-cavalo, carrapato-estrela e o carrapato-de-boi, Possuem uma carapaça resistente formada por quitina.
O ciclo de doença e sua transmissão:
Podem transmitir diversas doenças como, por exemplo, a febre maculosa que pode levar a pessoa doente à morte , são animais artrópodes da ordem dos ácaros.
Sintomas
Quando a bactéria cai na circulação causa vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos (endotélio). Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois.
A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculo pápulas.
Essas lesões podem apresentar o componente petequial (petequeia é uma pintinha hemorrágica parecida com uma picada de pulga) e, às vezes, ocorrem pequenas hemorragias subcutâneas no local das maculo pápulas petequeais.
A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés, o que em geral não acontece nas outras doenças exantemáticas (sarampo, rubéola, dengue hemorrágico, por exemplo).
Tratamento
A febre maculosa brasileira tem cura desde que o