Febre amarela
Slide 2- Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária Autores: Carlos Alberto Perez, entre outros.
Slide 3- Amblyomma cajennense: Baixa Especificidade Parasiária (Parasitam indistintamente diferentes classes de animais, inclusive humanos.
Amblyomma aureolatum: Alguns locais, como Bahia, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio grande do sul
Amblyomma dubitatum: Manutenção e amplificação do agente, Uma pesquisa feita por Richard Campos Pacheco do departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde animal da USP, comprova que o Amblyomma dubitatum é soropositivo para a presença de Rickettsia sp. Porém, ainda não foi comprovado a transmissão do agente por esse parasita.
Slide 4- Foto dos 3 tipos de carrapatos.
Slide 5- Amblyomma cajennense: Sobrevivência: Requer a presença de dois tipos de hospedeiros
Hospedeiro primário: Capivara, equinos e anta
Hospedeiro secundário: outras espécies como pequenos mamíferos e algumas aves
Equinos X Potencial de disseminação: Os equinos embora considerados hospedeiros primários de A. cajennense, e compartilharem eventualmente o mesmo ambiente com capivaras, quando pulverizados semanalmente com carrapaticidas entre os meses de abril e outubro, podem reduziro potencial na disseminação de carrapatos no local.
Amblyomma dubitatum: tem como hospedeiro primário a capivara, pois em infestações experimentais, a capivara se apresentou o melhor hospedeiro para as formas imaturas, e as fêmeas adultas tiveram alta capacidade de ingurgitamento e de peso nas massas de ovos.
Slide 6- O Objetivo do artigo foi avaliar o índice de infestação de carrapatos em parasitismo na avifauna e mastofauna; identificar os hospedeiros primários e secundários e classificar os principais hospedeiros potenciais quanto à importância qualitativa de efeito amplificador