Ambiete
O presente trabalho foi realizado na empresa Petropol a qual é responsável pela produção de polímeros de engenharia destinados para os mais diversos segmentos do mercado.
Como se trata da produção de polímeros, matéria-prima para a transformação de plásticos, o processo utilizado é a extrusão e neste documento estaremos apresentando seu processo e suas respectivas consequências em relação ao meio ambiente.
2 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A extrusão é o mais importante processo de transformação de plásticos. Extrudar significa “empurrar” ou “forçar a sair”. Muitos materiais são transformados pelo processo de extrusão: metais, argila, alimentos, plásticos etc.
O processo de extrusão de plásticos consiste basicamente em forçar a passagem (controlada) do material granulado por meio de uma ou duas roscas “sem fim”, que transportam, misturam, compactam e permitem a saída do material.
Na saída do cilindro, o material é comprimido contra uma matriz de perfil desejado, a qual dá formato ao produto, sendo este, depois, calibrado, resfriado, cortado ou enrolado.
Os polímeros são normalmente extrudados no estado fundido e, nesse caso, o polímero é alimentado no estado sólido, se funde e é levado à saída da extrusora.
3 DESCRIÇÃO DE CADA ETAPA DO PROCESSO
Através desse processo se obtém a homogeneização dos pigmentos, cargas e aditivos, a fim de se obter um produto com as características requisitadas pelo cliente. O cabeçote (saída da rosa) forma um ou vários “espaguetes” contínuos, que são resfriados em banhos em circuito fechado e sistema de recirculação de água. Em seguida, o “espaguete” é fragmentado em um granulador, sendo transformado em grãos plásticos. Estas etapas do processo estão descritas e demonstradas (figura 1) a seguir: Etapa 1: a matéria-prima (fibras de vidros, polímeros, misturas, aditivos) entra via funil. Etapa 2: ocorre o aquecimento da mistura da matéria-prima por meio de roscas. Etapa 3: ocorre a extrusão, em forma de fios, da