AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA
HILSA MOTA RODRIGUES
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
São Luís
2013
HILSA MOTA RODRIGUES
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Projeto apresentado ao curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do Titulo de Especialista.
Tutor: Adriano Filipe Barreto Grangeiro
São Luís
2013
1 INTRODUÇÃO
A educação à distância é considerada uma modalidade de ensino onde professor e aluno, devido o auxílio da tecnologia, não estão presentes no mesmo ambiente Moran (2002 apud FRANÇA 2013) Tal fato ocasiona ao aluno flexibilidade para a criação do seu horário de estudo e autonomia em seu aprendizado. É importante ressaltarmos que na EAD o aluno torna-se protagonista, na construção do seu conhecimento, acarretando mudanças na forma que o mesmo visualiza o mundo, pois o vê com mais criticidade.
Seguindo o pensamento de França (2013) a educação à distância (EAD), atualmente, tem estado muito presente em nosso sistema de ensino. porém não é algo recente. Segundo alguns estudiosos surgiu no século XVIII, em um curso oferecido por um jornal em Boston, e institucionalizou-se no século XIX, em experiências ocorridas nos Estados Unidos , Austrália e Canadá.
Ainda segundo o autor, no Brasil, há registros, que seu início ocorreu em 1923 em um programa de rádio da Fundação da Rádio do Rio de Janeiro desde então, assim como em outra partes do mundo, expandiu-se através do rádio, televisão, correspondências e, atualmente, através de novas tecnologias de comunicação e informação.
Com o advento das novas tecnologias surgem os ambientes virtuais de aprendizagem(AVA) que tonam-se de grande utilidade para o desenvolvimento de cursos a distância.
2 AMBIENTES VIRTUAIS DE