Ambientes Molhados
Os equipamentos de iluminação destinados a locais molhados ou úmidos devem ser especialmente concebidos para tal uso, não permitindo que a água se acumule nos condutores, porta lâmpadas ou outras partes elétricas.
Os equipamentos de iluminação devem ser firmemente fixados. Em particular, a fixação de equipamentos de iluminação pendentes deve ser tal que:
a) rotações repetidas no mesmo sentido não possam causar danos aos meios de sustentação; e
b) a sustentação não recaia sobre os condutores de alimentação.
Os porta-lâmpadas devem ser selecionados levando-se em conta tanto a corrente quanto a potência absorvida pelas lâmpadas previstas.
O contato lateral dos porta-lâmpadas com rosca deve ser ligado ao condutor neutro, quando existente. Em instalações residenciais e assemelhadas só podem ser usados porta-lâmpadas devidamente protegidos contra riscos de contatos acidentais com partes vivas ou equipamentos de iluminação que confiram ao porta-lâmpada, quando não protegido por construção, uma proteção equivalente. Esta mesma prescrição se aplica a qualquer outro tipo de instalação em que a colocação, retirada e/ou substituição de lâmpadas possam vir a ser efetuadas por pessoas que não sejam advertidas (BA4) nem qualificadas (BA5).
Locais contendo aquecedores de sauna
Campo de aplicação
Esta subseção trata de aspectos específicos da instalação elétrica no âmbito de recintos ou locais a serem usados como sauna e nos quais se prevê, portanto, a instalação de aquecedor para tal fim.
Classificação dos volumes
Para efeito de aplicação de prescrições desta subseção, os locais destinados a sauna são divididos em quatro volumes.
Proteção para garantir segurança
Proteção contra choques elétricos
Em locais destinados a sauna, quando for usada SELV ou PELV, as partes vivas do sistema SELV ou PELV, qualquer que seja sua tensão nominal, devem ser providas de:
a) isolação capaz de suportar ensaio de