Administração Escolar
PRIMAVERA DE RONDONIA
GESTÃO DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
1- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
O processo de administrar, ou melhor, o ato administrativo é inerente a qualquer coisa, tomamos uma serie de decisões tendo como referência nossos objetivos e os recursos que dispomos e isso forma um ciclo que não tem fim, a cada resultado alcançado outros objetivos são traçados, criando um processo ininterrupto.
Em Maximiano (2006), para”[...] melhor aproveitar o estudo da administração, devemos pensar em situações praticas nas quais as pessoas utilizam recursos para produzir bens e serviços.” Neste caso em especifico, podemos nos ater aos serviços, pois as escolas são organizações que prestam serviços à comunidade e é com nossa comunidade que temos um contato mais direto como educadores.
As escolas estão inseridas em um contexto maior, que é a sociedade como um todo, por isso representam muita responsabilidade para os diretores.
Administração Escolar significa executar, exercer, gerar, seu objetivo principal é tornar a vida dos seres humanos durante seu período escolar, promissora, digna e humana. A gestão escolar é o estudo da organização e do funcionamento de uma escola ou de um sistema escolar, de acordo com finalidade especificada, de modo para satisfazer as exigências da política educacional e dos requisitos da pedagogia.
O gestor é, portanto um diretor que organiza e orienta o trabalho de sua equipe, mas ele não é apenas diretor, ele é articulador que gerencia todas as ações na organização do trabalho escolar e no planejamento, execução e avaliação de propostas administrativas e pedagógicas da escola.
A gestão escolar numa perspectiva compartilhada deve promover o comprometimento e a participação das pessoas envolvidas no processo educacional da escola, na tomada de decisões. A ação planejada em conjunto possibilita ao gestor orientar o trabalho coletivo para poder desempenhar o que lhe compete atuar como mediador