segurança no trabalho
Ao analisar um ambiente de trabalho, cada pessoa tem a sua função. Referente ao supermercado analisado sabe-se que para exercer a função açougueiro é necessário saber como manusear e cortar as carnes, agilidade e normas de segurança no trabalho para a desossa, normas de armazenagens, temperatura das câmaras, higiene e limpeza. Além desses requisitos, a presteza e um bom atendimento aos clientes.
Com base em pesquisas realizadas, podemos analisar que a falta do uso dos EPIs pelos funcionários é constante no ambiente de trabalho, e o que se destaca é o grande risco que os funcionários do açougue enfrentam no seu dia-a-dia. Podemos perceber, que eles utilizam os EPIs, mais não se utiliza todos, que o ambiente necessita e assim, coloca em risco a sua vida. Neste ambiente, são encontrados vários objetos caracterizados como perigo, além de facas, serras que cortam ossos, o moedor de carne, a maneira como é pego a carne para ser desossada e também a câmara fria.
1. PROPOSTA
Empresa: Supermercado da Cidade - (Empresa pediu para não ser identificada).
Situação de Perigo:
Açougues – a falta do uso de EPI(s).
Piso – a falta de avisos de piso molhado.
Descrição:
No açougue existe muita insegurança, neste local os trabalhadores não usam luva de palha de aço, quando está em movimento à ponta da faca deve estar apontada para baixo e isso não acontece, mão e braço precisam ficar colados ao corpo, falta ainda o uso de óculos de segurança quando do uso da serra, ao entrar na câmara fria o empregado não usa roupa adequada podendo assim sofrer um choque térmico.
Também há o moedor de carne, que tem que ser manuseado com segurança e atenção, para não machucar a mão de funcionários.
Quanto ao piso no momento da limpeza diária não existe aviso de que o piso está molhado, com isso clientes e funcionários estão sujeitos a acidentes.
Riscos existentes nesta empresa, conforme Salgado 2010.
Risco Médio
Tropeços,