ambiente
Textos - Equilíbrio Ecológico
Prof. Germano Schüür
Novas tecnologias, solução contra a degradação ambiental
Entrevista concedida pelo biólogo Germano Schüür à revista Informativo Eberle em setembro de 1986.
Preocupados em colocar aos nossos leitores algumas informações sobre a Importância da preservação do meio ambiente e na intenção de provocar neles algumas reflexões, procuramos o biólogo e professor Germano Schüür, incansável batalhador desta área, e fizemos com ele uma rápida entrevista.
Desde seu ingresso no curso de História Natural no ano de 1970, Ecologia e Preservação Ambiental foram assuntos que sempre conclamaram o Professor Germano Schüür a um posicionamento ideológico. Esta atenção para com os problemas ambientais continuou interferindo em sua vida, o que o levou a fazer Pós-Graduação em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Hoje, além de lecionar a disciplina de Ciências do Ambiente nos cursos de Engenharia da Unisinos e da UCS, Zoologia e Equilíbrio Ecológico na Universidade de Caxias do Sul, o Professor Germano Schüür, com a colaboração do Professor João Carlos Selbach, publicou o livro "Ciências do Ambiente - Ecologia, uma obra especialmente dirigida a estudantes de Engenharia.
Apesar de ser natural de Cruz Alta, é Caxias do Sul a sua residência, e segundo o Professor Germano Schüür "é uma das raras cidades gaúchas cuja localização coincide com os escassos 2% de cobertura florestal autóctone do Rio Grande do Sul".
Informativo Eberle - Quais são os principais problemas ecológicos que aguardam o homem do futuro?
Schüür - Acredito que aqueles relacionados com a explosão demográfica e seus efeitos, ou seja, suprimento de alimentos, novas fontes de energia e preservação da qualidade da água, do ar e do solo. Convém lembrar que no ano 2000 o nosso pequeno planeta deverá hospedar quase o dobro da população atual.
Informativo Eberle - No seu modo de ver, a tecnologia que dirige os caminhos do Homem é capaz