Ambiente terrestre
O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que devastam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies. Um dos principais agentes do desmatamento é o homem.
Nos últimos anos, a atividade humana tem invadido o meio ambiente em diferentes escalas e velocidades, o que resulta na degradação de biomas. Além de lançar na água, no ar e no solo substâncias tóxicas e contaminadas, o homem também agride o ambiente capturando e matando animais silvestres e aquáticos e destruindo matas.
Muitas florestas naturais já foram derrubadas para dar lugar a estradas, cidades, plantações, pastagens ou para fornecer madeira. No processo de desmatamento, primeiro são retiradas as madeiras de árvores nobres, depois as de menor porte e, em seguida, toda a vegetação rasteira é destruída. As queimadas também são causas de destruição de matas. Elas acabam com o capim e a cobertura florestal que ainda sobrou da degradação.
Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida pelas forças da natureza (incêndios, por exemplo) ou ações humanas (queimadas, exploração de madeira, expansão de áreas agrícolas, queimadas).
Exemplo de reflorestamento: Empresa Melhoramentos
NO site da Melhoramentos, está descrito o seu processo de reflorestamento para que não se acabem as árvores que são utilizadas para se fazer papel.
“Utilizamos na Melhoramentos os mais recentes desenvolvimentos em biotecnologia, aplicados a nosso viveiro de mudas: o processo de clonagem já está na origem de 80% dos novos plantios. Destaca-se a conscientização ambiental da Melhoramentos na atividade de reflorestamento, que mantém flora e fauna nativas em mais de 5 mil hectares da fazenda Levantina.
Quem viaja para Monte Verde pode contemplar a beleza natural da Serra