Ambiente terrestre resumo
O sistema climático da Terra é movido pelo Sol, ocorrendo o maior recebimento de radiação/calor nos trópicos do que nos polos (devido à altitude).
A redistribuição deste excedente de energia para os polos resulta em uma distribuição desigual que é agravada também pelas taxas de absorção e reflexão desiguais das regiões:
Nos polos há menor absorção de radiação solar devido tanto ao menor ângulo de incisão quanto à reflexão promovida pelo gelo e pela neve.
Esta combinação de insolação e redistribuição de energia determina os padrões geográficos de temperatura, precipitação, gelo e vegetação.
A diferença no albedo faz com que as regiões polares absorvam ainda menos radiação, aumentando o desbalanço equador-polos.
Temperatura média da Terra: 15°C Desbalanço de temperatura devido ao Efeito Estufa!!
A água no Sistema Climático
Absorção e armazenamento de energia pela água devido à sua grande capacidade de inércia térmica ( esquenta e esfria mais devagar do que outros corpos).
Os oceanos tropicais são os principais armazenadores de calor.
Continentes possuem baixa capacidade de inércia térmica. (aquecem e resfriam rapidamente).
Fator importante Transferência de calor latente:
Envolve a evaporação de água e a condensação e precipitação dessa água longe do local de evaporação.
Circulação atmosférica
Célula de Hadley
Zona convergência intertropical
Ventos alísios
Sistema de monções
Pela água possuir capacidade de inércia térmica, ela gera a movimentação de massas de ar do oceano em direção ao continente.
Chuvas orográficas
Massas de ar carregadas de umidade que se movimentam contra certa vertente, sobem e esfriam, condensam a umidade e produzem precipitação.
Componentes do sistema climático e suas interações
Causam:
*Mudanças nas placas tectônicas; * Mudanças na órbita da Terra; *Mudanças na força solar; *Mudança na