FISIOCRACIA DE ADAM SMITH
A fisiocracia, traz em sua base o liberalismo economico, que foi o ponto de maior influência para Adam em sua teoria clássica, só que ah uma grande divergência entre os dois fundamentos, a fisiocracia basea-se na economia agricola, e tem a terra como a única fonte de riqueza, acreditam que a industria (primária) é somente mais uma forma diversificada de produção e que o comércio é apenas um meio de distribuição. Já a teoria clássica afirma que a maior e mais poderoza fonte de riqueza é o homem, Smith acreditava que quem impulsionava a economia era a concorrencia que fomenta o mercado de trabalho e a faz girar, não o mercantilismo.
Como a produtividade é afetada pelo processo de Divisão Social do Trabalho?
Smith enfatiza que o processo de divisão do trabalho é o principal eixo da produtividade, analisa a divisão do trabalho e vê que a medida que esse se aprimora, evolui também a produtividade e consequentemente aquece a economia. A divisão do trabalho é uma forma de melhorar a produtividade obviamente, Smith dá o exemplo de uma fábrica de alfinetes e mostra que a divisão coerente apressa a produção, ele cria então a teoria da produtividade, que faz-se especializar em uma área só para a economia de tempo e mais eficácia e produz-se abundantemente. A divisão do trabalho afeta a produtividade, pois é decisiva para o aumento da produção e geração (e acumulação) de riquezas.
Descreva a diferença entre Valor de Uso e Valor de Troca na visão smithiana. Citar exemplos.
Importa notar que a palavra VALOR tem dois significados diferentes: umas vezes expressa a utilidade de um objeto em particular, e outras o poder de compra de outros bens que a posse desse objeto comporta. O primeiro pode ser chamado “valor de uso;” o outro, “valor de troca”. As coisas que têm o maior valor de uso têm frequentemente pouco ou nenhum valor de troca; pelo contrário, as que têm