ATPS ECONOMIA
INTRODUÇÃO 2
1. A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO 4
2. MERCANTILISMO 4
2.1 Podemos citar como principais caracteristicas: 5
3 FISIOCRACIA 6
4 UTILITARISMO 7
5 ECONOMIA CLÁSSICA 8
5.1 Adam Smith 8
6 TEORIA DO VALOR-TRABALHO DE ADAM SMITH 9
7 TEORIA MARXISTA 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
Desde o surgimento do ser Humano em nosso planeta até os dias de hoje, tem se notado o progresso da humanidade. Esse progresso não tem sido igual em todas as regiões do nosso planeta. Períodos históricos que apresentam grande desenvolvimento são seguidos de períodos de maior ou menor crescimento e, até mesmo, retrocesso no grau de desenvolvimento econômico e social.
O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre alguns períodos históricos em termos do pensamento econômico que os caracterizam.
1. A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A História do Pensamento Econômico é um estudo deixado pelos nossos antepassados que escreveram sobre assuntos econômicos no decorrer de muitos anos.
Antes da renascença (séculos XV e XVI) era quase impossível ver a economia como uma área de estudo especifica, pois tudo era contra: a dominação do Estado e da Igreja, os costumes e as crenças religiosas e filosóficas, a limitada da atividade econômica. No entanto, a atividade econômica para a satisfação de necessidades ocorreu em todas as épocas da história humana.
2. MERCANTILISMO
Foram práticas econômicas feitas na Europa na Idade Moderna.
Entre o século XV e o final do século XVIII, a Europa passou por grandes transformações. Sendo substituído por novas organizações políticas, econômicas e culturais. O aparecimento das grandes navegações foi fundamental para modificar a visão de mundo dos povos europeus, que passaram a utilizar ao máximo de seus recursos. Assim, a economia recebeu novas características com o objetivo de enriquecimento dos Estados Nacionais Modernos.
O Mercantilismo é a prática econômica