Ambiente organizacional - apple
Liderada por Steave Jobs, a empresa mudou a indústria, o mercado e, também, o modo em como vivemos. Jobs usou todo o seu dom de liderança e poder para compilar uma equipe com os melhores em hardware, software e designer, e sempre com muita cautela sobre as atitudes dos membros da equipe (conflitos individuais) garantindo harmonia e colaborações no ambiente de trabalho.
Pelo que verifiquei no histórico da Apple, pesquisando na Internet, depois de ter uma equipe formada, a companhia percebeu que faltavam alguns aprimoramentos e conseguiu encontrar Tony Fadell, que já tinha grande parte da ideia do iPod, e estava tentando desenvolver por conta própria. Mais uma vez, com maestria, entra Steve Jobs e seu poder de convencimento para agregá-lo a equipe.
Após completar a equipe, Jobs partiu para a fase de desenvolvimento, e inovou novamente colocando todos em um espaço físico comum, independente de suas posições hierárquicas com a finalidade de terem rápidas conversas e trocas de ideias instantâneas acelerando o projeto como um todo. Tratou-se de uma inovação na Cultura e Mudança Organizacional, que criou um fluxo de ideias rápido e sem burocracias.
A reputação de Jobs sempre foi de se envolver demais nos projetos e ideias, mas, como todo líder, ele, em muitos casos – como na elaboração do IPod - conseguiu não interferir muito e deixou o talento da equipe brilhar, somente controlando a intensidade desse brilho. Ele agiu como verdadeiro líder e controlador do poder, fazendo o time seguir o foco do projeto. Conseguiu convencer seu time que o sucesso da Apple seria o sucesso pessoal de cada um deles. Jobs era o canalizador das ideias e solucionador de conflitos