Abordagem
AUGUSTO CESAR SANTOS
PABLO JORDÃO RODRIGUES
RICARDO ALEXANDRINO ZAVAN
WELTON GUSTAVO DE SOUZA PINTOR
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I
PARANAVAÍ - PR
2012
[pic]
AUGUSTO CESAR SANTOS
PABLO JORDÃO RODRIGUES
RICARDO ALEXANDRINO ZAVAN
WELTON GUSTAVO DE SOUZA PINTOR
ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Projeto apresentado para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado em Prática de Ensino em Educação Física I, sob a orientação da professora Dda Maria Teresa Martins Fávero, do Curso de Educação Física da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.
PARANAVAÍ - PR
2012
Resumo do livro: “Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista”.
TANI, GO; MANOEL, Edson de Jesus; KOKUBUN, Eduardo; PROENÇA, José Elias de. Educação Física Escolar: fundamento de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 11 anos, buscando, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo seus autores (Tani, Manoel, Kokubun e Proença), é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social na aprendizagem motora e, em função dessas características, sugerir aspectos relevantes para a estruturação das aulas. Os autores dessa abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, garantindo a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora isso possa ocorrer como um subproduto da prática motora. Além disso, a proposta também não é buscar na Educação Física solução para todos