Ambiente externo
Ë um conjunto integrado de partes íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destina em atingir um só objetivo. A organização visualiza como um sistema que é constituído de subsistemas.
Os elementos fundamentais de sistema:
Entradas ou insumos (inputs) = sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação.
Saídas ou resultados( outputs) = as estradas são devidamente processadas e transformadas em resultados exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços,..
Subsistemas = são partes do sistemas que processam toda atividades e constituem o sistema. Os subsistemas são ligados integrados através de uma rede de comunicações.
Retroação ( feedeback) = é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, no sentido regulá-la dentro de parâmetros.
Limites = a separação entre o que é organização e o que é ambiente que a envolve externamente. As fronteiras representam a periferia da organização que se relaciona com ambiente externo.
CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS
Sistemas fechados : são sistemas de intercâmbio com ambiente, portanto, inteiramente programado e determinísticos. Na verdade não existe sistemas totalmente fechados, mas sim sistema herméticos a qualquer influência ambiental o funcionamento é perfeitamente previsível e programado.
Sistemas abertos: são sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente. São inteiramente probabilítico e totalmente flexíveis, pois não é possível mapear todas as suas entradas e saídas.
Característica sistêmicas:
Totalidade ou globalismo: é um conjunto que prevalece sobre a visão analítica. A totalidade ou globalismo significa todo é diferente da soma de suas de suas partes. Então, o sistema deve ser visualizado como uma entidade global, características peculiares e diferentes das características de cada uma das partes.
Abordagem teleológicas: todo sistema tem um propósito. A visão mostra que é