Automatização
A armazenagem, no seu sentido geral, é uma atividade muito ampla e complexa de extrema importância para a organização e suas funções estão ligadas à produção da empresa e ao nível de serviço prestado aos clientes.
Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto das atividades logísticas e seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas da empresa.
A armazenagem é uma atividade que exige grande preocupação com o seu correto gerenciamento, pois só assim esta atividade não trará perdas às empresas, tanto por custos dos produtos armazenados, como também ao nível de atendimento aos clientes, isto é, entregas no prazo, sem avarias e sem erros.
Armazenagem é gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado à disposição para a guarda de mercadorias, que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis às suas respectivas características. Desta forma, irá preservar a sua integridade física, entregando-a a quem é de direito no momento aprazado.
Os registros de armazenagem são extremamente importantes, devendo ser mantidos sempre o nível de serviços prestados aos clientes. Para isso, dispõe de muitas ferramentas disponíveis no mercado.
Para maximizar o espaço e garantir rápido o escoamento das cargas, os serviços de armazenagem necessitam utilizar métodos eficazes, em consonância com as modernas tendências do mercado.
Há aproximadamente duas décadas, a internet está revolucionando os meios de informação. Seu impacto nos negócios é um fenômeno que ainda vem sendo assimilado, bem como as intranets, que interligam os vários equipamentos da empresa, com clientes e servidores PC e impressoras de rede, com a vantagem de utilizar a tecnologia da internet, por meio de protocolos HTTP e e-mail. Assim, dispõe-se rapidamente de mais informações, deixando-se de lado os entraves burocráticos para o processamento de qualquer expediente.
CLASSIFICAÇÃO E CODIFICAÇÃO DOS