Ambiente externo
1 INTRODUÇÃO
No contexto atual das organizações percebe-se que existem fatores ou ações que influenciam direta ou indiretamente a saúde e o contexto onde uma empresa está instalada. Este trabalho faz uma análise sobre o ambiente externo das organizações, os fatores que influenciam e impactam as atividades empresariais dentro deste ambiente.
2 AMBIENTE EXTERNO
Para Chiavenato (2002), o ambiente representa todo o universo que envolve externamente uma empresa, isto é, tudo aquilo situado fora de empresa. Oliveira (1997 p. 224) considera que a análise externa é o estudo da relação existente entre a empresa e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras, que, se aproveitadas adequadamente, podem influenciar a empresa positivamente. Já as ameaças são também situações externas, atuais ou futuras, que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas, podem influenciar a empresa negativamente.
Para analisar o ambiente externo mundial e nacional, precisamos examinar seus aspectos geográficos, econômicos, políticos, sociais e, em termos de ramo de negócios, a tecnologia (de processo e de produto), o marketing, finanças, etc., o comportamento aparente dos competidores que a empresa tem nos mercados em que atua e o comportamento dos stakeholders.(BETHLEM 2002 p. 410).
Para Kotler (1999) o ambiente externo, é composto por forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e forças microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores), que afetam sua habilidade de obter lucro. Percebe-se que qualquer mudança nos fatores ambientais externos afetam igualmente todas as organizações. Por exemplo: uma mudança na legislação servirá para todas as empresas, seguindo assim o principio básico da isonomia (igualdade).
2.1 COMPONENTES GERAIS
Segundo