A importancia da embalagem no processo logístico
Pedelhes (2005) apud Moura e Banzato declara que a embalagem tem se tornado um fator primordial tanto na vida de qualquer pessoa bem como nas atividades de uma empresa. Nos dias atuais, elas estão presentes em todos os produtos, com formas diversificadas, e funções variadas. Acompanhando as evoluções tecnológicas a embalagem tem surgido cada vez mais eficiente e como fator estratégico no mercado.
Para a logística, a embalagem tem sido um item fundamental considerando que a mesma circula por todas as áreas da empresa, constituindo assim fator decisivo para o alcance do objetivo logístico em disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
De acordo com Pedelhes (2005) apud Moura e Banzato a embalagem tem representatividade considerável na economia levando em conta que os gastos com embalagem representam cerca de 2% do PNB (Produto Nacional Bruto). E o Brasil perde entre 10% e 15% da sua receita de exportação por causa de embalagens deficientes.
Em muitas situações, a embalagem apresenta uma importância igual ou superior ao produto, tanto que alguns produtos são lembrados devido à associação imediata com suas embalagens, estas proporcionam maior segurança, proteção e atratividade, fatores fundamentais para o aumento da competitividade do produto. Um marco muito importante que alavancou o desenvolvimento da embalagem foi a Revolução Industrial, já que após este evento surgiu à necessidade das mesmas para atender a demanda crescente de produtos produzidos em larga escala.
O projeto das embalagens deve ser desenvolvido com o objetivo de proporcionar melhor aproveitamento dos espaços, redução do desperdício de materiais e diminuição da movimentação dos produtos, o que é facilitado pela modularização e unitização , temas que serão discutidos de forma detalhada no corpo deste trabalho. O aprimoramento nas embalagens pode possibilitar, muitas vezes, um