Ambiente de ensino e aprendizagem via internet plataforma cederj
Primeiro precisamos entender o que é Moodle. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre[¹]. É um ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos. Ele foi e continua sendo desenvolvido continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o mundo, sob a filosofia GNU de software livre (consta no Curso de Informática Básica da Fundação CEDERJ).
O sistema Moodle se consagrou como uma das maiores bases de usuários do mundo. Há algumas universidades que baseiam toda sua estratégia de educação à distância nesta plataforma.
A CAPACIDADE DO SISTEMA
O sistema é extremamente robusto, suportando dezenas de milhares de alunos em uma única instalação. A maior instalação do Moodle tem mais de 6 mil cursos e mais de 45.000 alunos.
Temos o exemplo da Universidade Aberta da Inglaterra que após adotar o sistema, concentrou seus 200.000 estudantes.
Imagem da plataforma Moodle onde demonstra o Agrupamento de Escolas.( www.anossaescola.com/idanha/noticias_ver.asp?ID=368 )
O Moodle tem a maior participação de mercado internacional, com 54% de todos os sistemas de apoio on-line ao ensino e aprendizado.
O Moodle é também um sistema de gestão do ensino e aprendizagem (conhecidos por suas siglas em inglês, LMS-Learning Management System, ou CMS - Course
Management System)., ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar os educadores a criar cursos on-line, ou suporte on-line a cursos presenciais, de alta qualidade e com muitos tipos de recursos disponíveis.
Técnicamente, o Moodle é uma aplicação baseada na Web, e consta de dois componentes: um servidor central em uma rede IP, que abriga os scripts, softwares, diretórios, bancos de dados, etc. e clientes de acesso a um ambiente virtual (que é visualizado através de qualquer navegador da Web, como Internet Explorer, Netscape,
Opera, FireFox, etc.). O Moodle é desenvolvido na linguagem PHP e