ambientalismo empresarial
O caso da empresa Natura, discutido no texto, enquadra-se no cenário do ambientalismo estratégico após os anos 90. Apresente argumentos para defender esta afirmação, apresentando formas de atuação da empresa que a diferenciam dos modelos de ambientalismo empresarial de momentos anteriores.
O principal eixo que demostra a integração ao ambientalismo estratégico da natura, é o fato dela interagir com seus stakeholders, porém, ela trouxe muito mais para si o contato não só com relação a aproximação dos seus stakeholders primários, mas principalmente a associação com os stakeholders secundários, uma das poucas empresas brasileiras que venceu todos os estágios em direção ao desenvolvimento sustentável propostos por Stuart Hart (teóricos de gestão empresarial).
A empresa Integrou stakeholders externos (ambientalistas, líderes comunitários, a mídia e os órgãos regulatórios) no processo de decisão sobre design e desenvolvimento do produto, e incidiu em postura pró ativa trazendo a cultura e o valor do desenvolvimento sustentável, sendo tratado com seriedade, não só diretamente pela empresa, mas pelos stakeholders, fazendo com que o corpo executivo da mesma em vários casos, seja estimulado pelos próprios acionistas que temem a desvalorização das ações motivadas por escândalos corporativos.
Imagine uma empresa de TI que esteja adotando práticas consideradas "ambientalmente sustentáveis" (ie. "TI Verde"). Em relação ao consumo/descarte de equipamentos e à produção de "lixo eletrônico", cite iniciativas que sua empresa poderia ter para diminuir os impactos ambientais de interesse de cada um dos seguintes stakeholders:
(i) clientes
Coleta de pilhas e componentes eletrônicos, com o objetivo de evitar o descarte errado por parte dos clientes; utilização da biometria como forma de identificação, evitando assim utilização de cartões e papeis de identificação.
(ii) investidores
Reduzindo o consumo de energia (e as emissões de gás