Revolta da vacina, Guerra do Contestado, Tenentismo, Coluna prestes, Anarquismo.
HARRISON DE OLIVEIRA ALVES
Trabalho de História
Floresta, PR
2015
HARRISON DE OLIVEIRA ALVES
Trabalho de História
Revolta da vacina, Guerra do Contestado, Tenentismo, Coluna prestes, Anarquismo.
Professora:
Floresta, PR
2015
Introdução
Esse trabalho contem informações (o que é, quando aconteceu, porque aconteceu, aonde aconteceu, etc.) sobre os seguintes acontecimentos: A Revolta da Vacina, Guerra do Contestado, Tenentismo, Coluna Prestes e o Anarquismo.
Desenvolvimento Revolta da vacina
No inicio do século XX, as favelas predominava a paisagem na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. Essas “favelas” estavam, na época, crescendo desordenadamente, sem planejamento, a rede de esgoto e coleta de lixo quase não existia. Com isso, havia muitas doenças se proliferando entre os moradores dessas favelas, tais como Tifo, Febre Amarela, Peste Bubônica, Varíola e etc. Na época o presidente Rodrigues Alves, vendo essa situação piorando cada vez mais, resolveu fazer uma “reforma” no centro do Rio. Para fazer isso ele programou projetos de saneamento básico e urbanização. Oswaldo Cruz, biólogo e sanitarista, foi designado para ser chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, que juntamente com o prefeito Pereira Passos, começou a fazer a reforma.
Infelizmente, para realizar essa reforma, teve que realizar a demolição das favelas, expulsando seus moradores para as periferias. Foram criados também Brigados Mata-Mosquitos, que eram grupos de funcionários do serviço sanitário e policiais que invadiam as casas, matando os insetos encontrados, e isso também ajudou na revolta da população. Com a aprovação da Campanha da Vacinação Obrigatória, que obrigava as pessoas a ser vacinadas, essa situação de revolta piorou. Começou a ser realizado pelos moradores ataques