Ambev
Título:
Gestão de competência nas organizações: um estudo de caso na empresa X.
Tema:
Ações dos gestores em torno da remuneração e planejamento de carreira, sistema de informação, motivação, modelagem de cargos e desempenho humano.
Problemática:
Atualmente, nas organizações o foco são as pessoas. Sendo assim, torna-se necessário o gestor atentar para aspectos relacionados à motivação, que são preponderantes para o desempenho humano. Percebe-se que há uma negligência com relação ao processo de captação de pessoas e na sua colocação nos referidos cargos. Também se percebe que a remuneração muitas vezes não se dá por competências. Entendemos que, para que uma gestão propicie o desenvolvimento da organização, deve focar na necessidade de se adequar o perfil do colaborador ao cargo a ser ocupado, para que favoreça o desempenho humano e o planejamento de carreira. Então, será que hoje a gestão das organizações esta preocupada com isto? Será que os gestores compreendem que para que haja o desenvolvimento organizacional é necessário que haja o desenvolvimento humano, que é resultado da motivação dos colaboradores? Que a remuneração por competências estimula a motivação do colaborador? E que os colaboradores devem ter aptidão para ocupar o cargo, para que assim tenham perspectivas de crescimento na organização, favorecendo o desenvolvimento de suas carreiras?
Objeto de estudo /Problema de pesquisa:
Será que além da remuneração, a adequação do perfil do colaborador ao cargo, lastreada por um sistema de informação que permita a fluidez deste processo, favorece o desempenho humano e planejamento de carreira nas organizações?
Objetivo Geral:
Investigar se além da remuneração, a adequação do perfil do colaborador ao cargo, lastreada por um sistema de informação que permita a fluidez deste processo, favorece o desempenho humano e planejamento de carreira nas