Ambev e seu sga
A cervejaria Ambev foi criada em 1º de julho de 1999, com a associação das cervejarias Brahma e Antarctica. A empresa está presente em 14 países, é referência mundial em gestão, crescimento e rentabilidade. Com a aliança global firmada com a InBev, em 3 de março de 2004, a Companhia passou a ter operações na América do Norte com a incorporação da Labatt canandense, tornando-se a Cervejaria das Américas. Com uma estratégia de crescimento fundamentada em princípios de gerenciamento de receita, a Ambev afirma perseguir continuamente a maior eficiência em custos e considera sua principal vantagem competitiva seus empregados e a sua cultura.
A empresa atua em quase toda a América Latina, por meio de operações próprias (Venezuela, Guatemala, Peru, Equador, Nicarágua, El Salvador e República Dominicana) e da associação com a Quilmes (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile), na qual detém hoje participação de 91,18%. As operações de HILA vêm apresentando forte crescimento, com EBITDA consolidado, em 2006, de R$ 791 milhões.
2. Questões Ambientais
Por ser uma fábrica de bebidas, o aspecto ambiental mais relevante da AmBev é o consumo de água, e como impacto ambiental, o esgotamento de recursos híbridos.
Em relação à questão ambiental, a empresa acredita que a sustentabilidade de seu negócio está intimamente ligada à do meio ambiente. A Ambev busca desenvolver suas atividades econômicas de maneira ecoeficiente, reciclando e retirando o mínimo da natureza para preservar recursos naturais. Ao mesmo tempo em que busca uma maior competitividade na produção de bebidas, utiliza tecnologias, matérias-primas e processos para minimizar o impacto ambiental. Para tanto, adota um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) padronizado, com foco na ecoeficiência e realiza auditorias internas anuais.
A Companhia capacita e motiva sua equipe e promove programas de conscientização e de educação ambiental. O desempenho ambiental é monitorado periodicamente em