Sistema Ambiental
1. Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;
2. Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;
3. Implementação e operação, que são desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais.
4. Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e os objetivos estão sendo atingidos;
5. Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pelo comando superior da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade;
6. Melhoria contínua.
O Sistema de Gestão Ambiental é o conjunto de diretrizes adotadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.
O Sistema de Gestão Ambiental da Ambev segue o Princípio da Precaução, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Rio 92. O princípio define que as ações para prevenção de danos ao meio ambiente não devem ser postergadas. Mesmo quando não há comprovação científica, diz a ONU, todo o esforço deve ser realizado a fim de evitar os danos sérios ao ecossistema ou à saúde humana.
São três as vertentes do sistema: (i) redução da captação de água e do consumo de energia, (ii) aumento do índice de reciclagem dos resíduos e (iii) diminuição na emissão de poluentes. Para que as metas sejam atingidas, cada uma das fábricas da Ambev conta com o trabalho de um gerente de meio ambiente.
Cada unidade fabril tem metas claras de ecoeficiência: reduzir o consumo de água, gastar menos energia,