Amazônia
“O Brasil está incluído no grupo dos países com altos níveis de diversidade biológica ou megadiversidade, decorrência dos diferentes biomas e ecossistemas que caracterizam o país” (SILVA, 2003). Dentre os diferentes ecossistemas que constituem o Brasil, destaca-se a Amazônia. É a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Abrange a região Norte da América do Sul, possui uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados e se estende pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Mas a maior parte do seu território se encontra no Brasil (60% da área total da floresta) nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia. A floresta ocupa cerca de 40% da área total do Brasil que corresponde a cerca de três milhões e meio de quilômetros quadrados.
A floresta, apesar de ser a característica mais marcante da Amazônia, não esconde a grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados. Conseqüentemente, a Amazônia abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais: 1,5 milhões de espécies vegetais catalogadas; três mil espécies de peixes; 950 tipos de pássaros; e ainda insetos, répteis, anfíbios e mamíferos.
(IBAMA. Ecossistemas Brasileiros. Disponível na Internet via: www.ibama.gov.br/ecossistemas/amazonia.htm. Última atualização em 31 de maio de 2010).
1.1 Justificativa
Este seminário se justifica pela importância de se entender alguns aspectos ecológicos empregados dentro do ecossistema Amazônico a fim de propiciar maior entendimento e aplicação da disciplina estudada.
1.2 Objetivos
O presente estudo foi realizado com o intuito de empregar o conhecimento adquirido ao longo das aulas de Ecologia dentro do Ecossistema da Amazônia; para maior compreensão das mudanças globais em curso nos processos ambientais e ainda,