AMAZÔNIA: UM ESPAÇO GEOGRÁFICO EM CONSTRUÇÃO.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROF. RAIMUNDO GAIA
AMAZÔNIA: UM ESPAÇO GEOGRÁFICO EM CONSTRUÇÃO.
O espaço amazônico se encontra hoje bem diferente dos tempos passados. No início durante a ocupação pelos europeus, a Amazônia era um espaço pouco transformado, apresentando uma imensa área natural, utilizada principalmente para as atividades extrativistas, além de algumas áreas que tinham sua vegetação retirada e substituída por uma pequena lavoura voltada para suas necessidades, denominadas de roça.
Nesse tempo os elementos criados pela natureza sofreram poucas modificações, pois a população só utilizava ou extraia da natureza só o que necessitava para a sua subsistência. As grandes rodovias ainda não existiam. Os rios não apresentavam a poluição que hoje apresentam, embora já fossem utilizados como via de transporte. Além de servirem como fonte de alimentos.
Nas ultimas décadas, essa situação vem-se modificando em decorrência de fatores sociais, políticos, econômicos. Isto ocorre porque o governo vem incentivado grandes investimentos na Amazônia, provocando um intenso e violento processo de ocupação e povoamento. Tal processo desencadeou e desencadeia inúmeras conseqüências negativas para o espaço amazônico.
Peguemos como exemplo a mata, que é derrubada desordenada e aceleradamente; a implantação de grandes projetos, altamente lucrativo para um pequeno grupo de pessoas e empresas, isso sem falar dos processos de grilagem de grandes propriedades rurais, promovida pelos grandes latifundiários que esperam a valorização econômica para obterem mais lucros.
É de conhecimento de todos, que a borracha, foi responsável por um importante ciclo econômico para a região amazônica nos fins dos séculos XIX. A borracha atraiu para a Amazônia, um considerável contingente populacional provindo principalmente da região nordeste, esses migrantes se tornaram mão-de-obra extremamente barata e explorada pelos barões da borracha, que no final do século XX,