Amazonia
O anúncio do local da Jornada Mundial da Juventude 2013 foi realizado pelo nosso Papa Emérito Bento XVI, como de costume na Santa Missa de Envio, realizada no ultimo dia. E o local anunciado era a cidade do Rio de Janeiro. Com isso surgiu uma grande vontade e um chamado a vIvênciar uma JMJ. Desta vez estava mais fácil, seria em nosso país.
Ao longo da estruturação do grupo de jovens da paróquia para a JMJ, surgiu a necessidade da criação do “grupo do final de semana”, com cerca de 18 pessoas. Aproveito a oportunidade para agradecer o auxilio de vocês na rifa para o pagamento da van, Deus abençoe.
Em fim, chegou o dia...
No dia 26 de Julho de 2013, às 7 horas e 20 minutos desembarcavamos no centro do Rio de Janeiro. Para muitos, assim como para mim, esta foi a primeira de muitas outras novas experiências, viajar sobre as nuvens.
Era uma mistura de emoções e sensações...
No primeiro dia não conseguimos ir para Copacabana para a Via Crucis, pois ficamos um pouco mais de 5 horas na fila para pegar o kit peregrino. Mas não podiamos desanimar, fomos para o centro da cidade jantar. Foi onde ganhamos o dia. O querido Papa veio até nós, estavamos caminhando por uma avenida e quando olhamos, ao nosso lado estava o Papa Francisco assenando para aquele grupo de jovens que não conseguiram ir até ele em Copacabana. Ficamos maravilhados...
No outro dia, acordamos cedo para ir para a caminhada de quase 10 km, até Copacabana. A vivência da JMJ aconteceu especialmente neste dia. Já estavamos exaustos e com os nervos à flor da pele, inevitavelmente houve pequenos conflitos (risos). Mas foi algo lindo, jovens de várias nacionalidades cantando, rezando, dançando, vários instrumentos musicais, bandeiras dos países e uma única fé. Essa é a nossa Igreja Católica, cujo significado da palavra, é algo universal, e a JMJ é a prova disso. Participamos da vigilia até às 21 horas e voltamos para onde estavamos alojados, depois de 3 horas de