amazonas
Esse grupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos.
Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas.
Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. A quitina, por exemplo, é constituinte da parede celular de fungos e do exoesqueleto de artrópodes. Se ela fosse solúvel, esses animais não poderiam entrar em contato com a água que todo seu esqueleto amoleceria.
No momento da digestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. A reação de quebra ocorre através da hidrólise. Note que a reação de união entre dois monossacarídeos ocorre pelo processo inverso, reação por desidratação.
As moléculas de polissacarídeos são polímeros, ou seja, as moléculas que os constituem são idênticas ou semelhantes. Essas unidades são chamadas de monômeros
Principais tipos de polissacarídeos:
Celulose:A celulose está presente, principalmente, nos vegetais. Ela atua na formação da parede celular das plantas. Quando ingerimos vegetais (folhas, legumes, FRUTAS e etc.), nosso organismo não digere a celulose. Porém, ela é muito importante para o bom funcionamento dos intestinos e composição do bolo fecal.
Amido:O amido é um polissacarídeo presente em várias espécies de vegetais. Ele também é importante para nosso organismo, pois atua como RESERVA de energia. Podemos encontrar grandes quantidades de amido no milho, trigo, batata, arroz, mandioca e cenoura.
Quitina:A quitina é um polissacarídeo pouco ingerido pelos seres humanos. Encontramo-las no exoesqueleto de animais artrópodese nas paredes das células de fungos. A