Amazonas
A história do Amazonas, inicia-se com a ocupação paleoindígena, ocorrida acerca de 11.200 anos atrás. Entretanto, somente a partir do descobrimento do Brasil, ocorrido há cinco séculos, que o estado experimentou suas mudanças mais drásticas, que vão desde ao seu domínio pelos portugueses e pela capitania do Grão-Pará até sua elevação à categoria de província brasileira, feita em meados do século XIX.
A província recebeu o nome de Amazonas em homenagem às mulheres indígenas icamiabas, que dominavam a região, riquíssima em ouro.
ECONOMIA
A economia baseia-se na indústria, no extrativismo, inclusive de petróleo e gás natural, mineração e pesca. Com relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.
Na atualidade, através do calendário de feiras nacionais e internacionais da Amazônia, sob a sigla - FIAM - na Suframa, atrai diferentes investidores, brasileiros e de outras nacionalidades, a investir nos diferentes polos tecnológicos existentes na região e, principalmente, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), em franco desenvolvimento, e os estrangeiros podem conhecer grandes oportunidades de negócios que o potencial econômico da Amazônia proporciona e é capaz de oferecer, como sua infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e várias outras vantagens competitivas.
TRANSPORTE
No Amazonas, os rios são as estradas e as enormes distâncias são medidas em horas ou em dias de viagem de barco.
Quase todos os municípios possuem pistas para operações de aeronaves, sendo que a maioria é servida por aeroportos, havendo em Manaus e Tabatinga os únicos aeroportos internacionais no Amazonas.Existem também aeroportos regionais, que servem para servir mais de um municípios, estes são ao todo são os de :Coari, Eirunepé, Lábrea, Tefé e o de Parintins.
EDUCAÇÃO
O Amazonas possui 2.099.342 estudantes matriculados na rede pública de educação básica das redes