amauri
Milton Santos
A região em Milton Santos é concebida, em princípio, como funcional em relação ao modo de produção global, que dá sentido à sua realidade interna. Isso não significa que cada região não tenha suas particularidades. Pelo contrário, no desenvolvimento de sua obra, Milton Santos chega ao conceito de lugar, que abrange tanto um espaço de determinações externas quanto um espaço de solidariedade, de vivências internas. Região e lugar se identificam na cidade, onde há o encontro e o desencontro de múltiplos vetores da modernidade, no teatro das ações humanas. Desse modo, na cidade, Milton Santos se encontra com a dialética do global e do local, com a totalidade das relações socioespaciais construída no movimento que não omite a relevância das particularidades do lugar ou da região.
Roberto Lobato conceito de Região deve estar ligado à noção diferenciação entre áreas, pois cada recorte do espaço geográfico possui especificidades culturais, políticas ideológicas. Afirma que os geógrafos digladiam, devido a complexidade, quanto ao uso e interpretação do que se refere a categoria Região, nascida na escola geográfica francesa, pois geógrafos digladiam, devido a complexidade, quanto ao uso e interpretação do que se refere a categoria Região, nascida na escola geográfica francesa, pois geógrafos digladiam, devido a complexidade, quanto ao uso einterpretação do que se refere a categoria Região, nascida na escola geográfica francesa, pois outrora esta, abarcava-se restringindo-se ao gênero de vida, e mera descrição de locais tendo comounicamente naturais, não analisando além da Paisagem, ou seja, a transformação.
Aurea de Correa Miranda:
Região é uma realidade objetiva dotada de elementos que podem ser identificadas e analisados, possível, portanto, de exame de acordo com os procedimentos científicos adequados.
Território:
MIlton Santos:
De acordo com MIlton Santos (2007) O território é o lugar em que desembocam todas as ações, todas