Amarelão
Os vermes causadores do amarelão têm um ciclo de vida complexo, que começa e termina no intestino delgado. Fêmeas adultas do verme produzem milhares de ovos, os quais são excretados nas fezes.
As larvas provenientes dos ovos são pouco visíveis e podem penetrar na pele, geralmente através dos pés descalços. Uma vez dentro do corpo, as larvas vão até os pulmões e de lá até a boca pelo trato respiratório. Uma vez na boca, elas são engolidas e eventualmente alcançam o intestino delgado. Essa jornada leva em trono de uma semana. No intestino delgado a larva se desenvolve em verme adulto, que gruda na parede do intestino e suga sangue.
A transmissão do amarelão ocorre quando um indivíduo anda descalço ou toma banho de sol. Um verme, o ancilostomídeo, penetra na pele, geralmente na zona dos pés, nádegas e costas, avançando aleatoriamente, produzindo uma erupção de formatos irregulares.
A doença é transmitida do solo quente e úmido à pele exposta, onde os ovos do parasita são depositados, transportados nas fezes de cães e gatos.
O amarelão, ou ancilostomíase, é uma doença característica de países subdesenvolvidos, onde as condições de saneamento são precárias.
PROFILAXIA -
Medidas Sanitárias:
Saneamento básico eficiente.
Campanha preventiva para a população de regiões endêmicas.
Educação sanitária da população.
Proibição de uso de fezes como adubo.
Campanhas para divulgar métodos de higiene para a população mais carente.
Instalação de Postos de Saúde em áreas carentes.
Medidas Gerais:
Evitar construir fossas próximas a fontes de água.
Manter sanitários limpos.
Evitar que as crianças entrem em contato íntimo com solo contaminado.
Medidas Individuais:
Não andar descalço.
Crianças devem