amaciador magnetico de agua
Detalhes
Escrito por Newton C Braga Água pode ser amaciada? Se o leitor acha que se trata de algum projeto de "primeiro de abril" ou coisa semelhante, não é nada disso! O termo "água dura" é muito usado tecnicamente para definir a composição da água potável que, em certas regiões apresenta um teor anormalmente alto de calcário (sais de cálcio). Estes sais dificultam a utilização do sabão e a própria água apresenta um sabor não muito agradável que pode até, na opinião de alguns, não servir nem para "matar a sede". Como a eletrônica pode ser usada para amaciar este tipo de água é o que o leitor vai saber neste artigo, com um projeto prático.
De fato, dependendo da região, a água distribuída à população pode ter sua composição variada quanto ao teor de sais minerais. É claro que o tratamento com a adição de substâncias que visam sua purificação não corrige a presença de tais sais, principalmente os de cálcio e isso pode resultar em uma água denominada "dura".
A água dura tem um teor de calcário elevado que não afeta sua potabilidade, mas nem seu sabor são muito agradáveis e nem mesmo sua utilização na lavagem de roupas e louças pode ser considerada eficiente pelas donas de casa. De fato, elas podem "queixar-se" de que o sabão não dissolve ou que os detergentes não fazem sua função, quando utilizados com aquele tipo de água.
Como alterar estas propriedades da água sem a utilização de substâncias químicas, que podem ser perigosas?
Numa revista francesa divulgou-se que campos magnéticos fortes aplicados na água, mesmo quando ela passa pelo encanamento, são suficientes para provocar uma reação entre o carbonato de cálcio (que torna a água "dura") e os outros sais minerais provocando assim a neutralização de seus efeitos.
A vantagem desse sistema é que ele não altera, em princípio a composição da água, apenas modifica-a levemente com uma reação de "amolecimento" que melhora sua potabilidade e a própria característica de