Alvenaria estrutural
INTRODUÇÃO:
Alvenaria é o produto da composição básica, em obra, de tijolos ou blocos unidos entre si por argamassa, constituindo um conjunto resistente e estável. E a alvenaria estrutural é o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Trata –se de um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Aqui, pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes – distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação.
CONCEITO:
A alvenaria estrutural é um material destinado a ter função de sustentação de carga e funciona parcialmente como estrutura em conjunto com as vigas e pilares. Na prática, a estrutura é o que sustenta o edifício, normalmente as vigas e pilares e, às vezes, também os blocos de altos MPa e a alvenaria. A alvenaria estrutural envolve construção de casas e edifícios.
Para diferentes partes de sua construção, a alvenaria estrutural utiliza blocos específicos para cada tipo de trabalho em sua construção. A alvenaria estrutural faz uso de argamassa, blocos estruturais e blocos de vedação. Vale lembrar que, para se obter uma boa alvenaria estrutural, é necessário controlar não apenas o tijolo ou bloco, mas também a argamassa utilizada.
Toda a fabricação de alvenaria estrutural da Cerâmica 6 passa por um rígido controle de qualidade, lote a lote, em conformidade com as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As peças de alvenaria estrutural podem ser moldadas em: cerâmica, concreto e sílico-calcário. Este tipo de estrutura - alvenaria estrutural - pode ser dividido em dois tipos: alvenaria estrutural não armada ealvenaria estrutural armada, ambas são executadas na Cerâmica 6, a partir de cálculos estruturais de normas vigentes.
A