Poop
Pierre de Coubertin (Paris, 1 de Janeiro de 1863 - Genebra, 2 de Setembro de 1937) foi um professor e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.
Pierre Fredy, o Barão de Coubertin, era filho de artistas e foi educado num ambiente aristocrático. Ele estudou arte, filosofia e direito, mas interessou-se especialmente por educação. Viajou para Inglaterra, Canadá e Estados Unidos para estudar educação física no desenvolvimento do indivíduo. Na década de 1880, publicou artigos defendendo o valor dos jogos amadores para a formação dos jovens.
Ele próprio praticou desportos como o boxe, a esgrima, o remo e a equitação. Em 1887, Coubertin fundou em Paris a "União dos Desportos Atléticos".
Em 1894 organizou um congresso na Sorbonne, em que propôs a restauração das antigas Olimpíadas da Grécia. A realização do congresso levou à criação do Comitê Olímpico Internacional, do qual Coubertin tornou-se secretário-geral.
Ficou decidido que as primeiras Olimpíadas se iriam realizar em Atenas, e realizar-se-iam de quatro em quatro anos.
O Lema
O Lema representa a Excelência, encorajando os atletas a dar o seu melhor durante a competição e que se reflete em 3 palavras latinas.
• CITIUS – Mais rápido
• ALTIUS – Mais alto
• FORTIUS – Mais forte
A Crença
* O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta;
Torna-se lema Olímpico a partir de 1894 aquando da criação do Comité Olímpico Internacional Jogos Olímpicos da Era Moderna.
* O essencial não é ter ganho, mas ter lutado bem.
A Crença e o Lema Olímpico representam um ideal, no qual Coubertin acreditava e promovia como uma importante lição de vida que podia ser ganha a partir da participação no Desporto e nos J.O.: que dar o nosso melhor e procurar a excelência pessoal era um objetivo que valia a pena e pode ser aplicado não só no desporto como na