Sistema imunitario
Chama – se de imunológia a ciência que estuda o sistema imunológico, também conhecido como sistema imunitário, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores externos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos. Os responsáveis por essa defesa são os linfócitos e plasmócitos produzido na medula óssea e nos órgãos linfáticos. Existem alguns tipos de linfócitos, dentre eles podemos citar:
Linfócitos B - Ele tem um importante papel na imunidade humoral (liquido do corpo) e é um essencial componente do Sistema imune. A principal função é a produção de anticorpos contra antígenos. Cada linfócito é diferente da sua membrana o que faz com que esse se encaixe com um tipo especifico de anticorpo e comece a se multiplicar para produzir anticorpos, que circulam no sangue. Esse encaixe ainda possibilita a formação das células – memória, que faz com que o corpo fique imune a doenças como sarampo, por exemplo.
Linfócitos T - Funcionalmente os linfócitos são separados em linfócito T-helper, linfócito T-citotóxico, linfócito T-supressor e linfócito T de memória. Cada um deles possui receptores característicos que são identificáveis por técnicas imunológicas e que tem funções específicas. Vejamos algumas delas: Linfócito T-helper - possui receptor CD4 na superfície, que tem a função de reconhecer macrófagos ativados. É o principal alvo do vírus HIV. Esta célula é o mensageiro mais importante do sistema imune. Ele envia mensagens de ataque para diversos leucócitos para realizar a guerra imunológica contra o agente agressor.
Linfócitos T supressores - são linfócitos que tem a função de modular a resposta imune
Linfócito T-citotóxico - Especializado para o reconhecimento de antígenos associados ao complexo MHC-I na superfície de outras células. Produz proteínas que matam células estranhas, células infectadas por vírus e algumas células cancerosas.
Linfocito T- de memória - uma célula preparada para responder