Alvenaria de pedra
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS NO PERÍODO COLONIAL: ALVENARIA DE PEDRA
Índice
1. Introdução
2. Objetivo
3. Antecedentes Históricos
4. O caso Português
4.1. Pombalina no Brasil
5. Alvenaria de Pedra no Brasil Colônia
5.1. Fortificações
5.2. Utilização da Técnica
5.3. Caracterização da Técnica
5.4. Materiais
6. Glossário Ilustrado
7. Referências Bibliográficas
8. Anexos
1. Introdução
O estudo das técnicas construtivas utilizadas no Brasil durante o período colonial é importante para a formação do arquiteto no que diz respeito ao conhecimento de técnicas rudimentares encontradas em construções antigas, que mesmo sem os recursos contemporâneos, se mantiveram de pé ao longo dos séculos. O que mostra o início da concepção e estudo da arquitetura pelos homens, quem vêm aperfeiçoando suas técnicas para proporcionar abrigo e conforto aos indivíduos.
A pedra, por ser um material facilmente encontrado na natureza e ser muito resistente, foi uma das soluções encontradas pelos homens para construírem seus abrigos e abandonar as cavernas. As construções mais antigas concebidas com a utilização de pedras são datadas de aproximadamente 8000 A.C., e continuou sendo difundida do Oriente Médio à Europa.
Da Europa a técnica chegou ao Brasil trazida por Portugueses, que difundiram as diversas possibilidades de construção com as pedras. Dentre essas possibilidades - que poderiam ser de pedras regulares ou irregulares, com junta argamassada ou seca - existia uma em particular: a Pombalina, que foi utilizada em Portugal após abalos sísmicos ocorridos no ano de 1755, e pode ser encontrada no Brasil nas cidades de Belém do Pará e Rio de Janeiro.
No Brasil a utilização da pedra se deu principalmente na construção de fortificações, que eram