Industria Quimica
São utilizados processos químicos para formar novas substancias, separações como as destilações além de transformações por aquecimentos ou por outros métodos.
As industrias químicas envolvem o processamento ou alteração de matérias-primas obtidas por mineração e agricultura, entre outras fontes, formando matérias e substancias com utilidade imediata ou necessários para outras industria.
2.O histórico da industria química no mundo deve seus conhecimentos as atividades de artesãos, que por volta de 7000 a.C., refinavam elementos químicos para a produção de vidro e sabão, também aos chineses, que por volta do século X desenvolveram a pólvora negra.
3.Um álcali é uma base, sal iônico de um metal alcalino de um elemento metal alcalinoterroso. Alguns também definem um álcali com uma base que dissolve em água. Uma solução de uma base solúvel tem um pH maior que 7. O adjetivo alcalino é comumente usado é normalmente usado com um sinônimo para “base”, especialmente para bases solúveis.
4. Podemos dizer que a Indústria Química surgiu no começo do século XIX, após o esgotamento de produtos usados como matéria prima.São marcos da implantação da indústria química a invenção do Processo Le Blank para a transformação do sal marinho em carbonato de sódio (Nicholas Le Blank, 1810) e a do Processo Solvay (mais limpo) também para produzir carbonato de sódio (Ernest Solvay, 1863)
5. No inicio do século 19, eram usados matérias oriundos do reino mineral, principalmente o carvão, os minérios, o cloreto de sódio e o salitre. As matérias-primas de origem vegetal e animal eram aproveitados no setor em menores quantidades. O alcatrão, subproduto do processamento do carvão destinado a siderúrgica, ocupa um lugar especial na história da industria química Esse composto tornou-se a principal matéria-prima para a fabricação de corantes, sobre a