Alunos Filhos De Pais Dependentes Tendem A N O Ter Bons Desempenho Na Aprendizagem
Um dos muitos problemas enfrentados pelos professores em salas de aula tanto públicas, quanto privadas são os alunos que têm pais viciados em algum tipo de drogas ou até mesmo alcoólatras.
Conversando com uma professora da rede privada da cidade de Anápolis, ela relatou que já passou por dois casos de alunos que viviam nestas condições, um deles com oito anos de idade era agressivo, batia e xingava seus coleguinhas, não fazia as tarefas em sala de aula e nem as de casa e tinha muita dificuldade em aprender, para saber e melhorar o comportamento desse aluno a professora usou o método do Behaviorismo, e passou a observar o comportamento desse garoto para saber como ajudá-lo a superar essa situação.
O ser humano começa a ser estudado a partir de sua interação, sendo tomado produto ou produtor dessa interação. Podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando recebe um ar frio etc. O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante - a satisfação de alguma necessidade, ou seja, aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.
Depois desse fato a professora encaminhou o aluno para o conselho tutelar e o encaminhou para psicólogos... Seu pai foi internado e sua avó materna ficou com sua custódia, pois a mãe deste já havia falecido quando o garoto tinha apenas dois anos de idade.