Alunos em situação de deficiencia
Resumo
O presente trabalho científico tem por objetivo apresentar uma breve síntese e resgatar algumas conclusões da pesquisa que realizei com os professores do Ensino Regular, de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, na qual tive por objetivo analisar os relatos dos mesmos, para tentar compreender suas atuações com alunos em situação de deficiência, em classes comuns do Ensino Regular. Nas conclusões sinalizo para a necessidade de um redimensionamento nos cursos de formação inicial, a criação e a manutenção de espaços permanentes de formação continuada dos professores dentro da própria escola, a inserção de temas como educação inclusiva e questões relacionadas às diferenças nas discussões escolares, entre outros.
Palavras-chave: inclusão escolar, formação de professores, educação inclusiva.
Introdução
A presença de alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular cada vez mais tem se tornado uma realidade, embora trabalhar com as diferenças em sala de aula sempre tenha representado um desafio ao professor. Qualquer aluno que se desvie um pouco do tipo de aluno idealizado pela escola e que coloque em jogo a falsa homogeneidade da sala de aula geralmente é tido como um problema. Com a inclusão escolar, essa dificuldade é trazida à tona e, embora muitas vezes tenha-se a impressão de que ocorre apenas quando existem alunos com deficiência em sala de aula, ela está muito mais presente do que possa parecer. A superação dessa dificuldade trará benefícios a todos os envolvidos no processo educacional e pressupõe muitos redimensionamentos.
Quando falamos em incluir alunos em situação de deficiência nas classes comuns do ensino regular, muitas são as resistências. Uma questão apontada com frequência como sendo um entrave à inclusão diz respeito à formação do professor que irá atuar em sala de aula. Pode