alunos de medicina
Alunos de medicina sofrem de estafa física e emocional
Mais de 40% dos estudantes de terceiro ano de medicina nos Estados Unidos têm sintomas moderados ou severos da síndrome do "burnout", termo que caracteriza esgotamento físico ou mental e está ligado à estafa profissional.
Segundo pesquisadores da Universidade Emory, nos EUA, o resultado sugere que o problema, comum em profissionais da saúde, se desenvolve progressivamente ao longo da educação médica.
Para chegar à conclusão, os autores avaliaram 249 estudantes, que responderam a perguntas de um questionário padrão. A pesquisa mostrou que os sintomas começam a se instalar já no primeiro ano. 20% dos entrevistados apresentavam o problema no início da sua formação.
Aqueles que relatavam maiores níveis de estresse e baixo suporte emocional tiveram o dobro de chance de apresentar altos índices de "burnout" do que os alunos que sentiam ter mais controle sobre suas vidas ou algum tipo de apoio psicológico.
ALUNOS de medicina sofrem de estafa física e emocional. Folha.com. Equilíbrio e saúde. 23 ago. 2010. Acesso em mar. 2014.
Partindo do pressuposto de que todo texto possui um propósito comunicativo, ou seja, uma intenção, podemos afirmar que o objetivo principal desse texto é:
(x )indicar que os sintomas começam a se desenvolver desde os primeiros contatos do aluno com o curso.
( )demonstrar que a pesquisa foi realizada em estudantes de medicina dos Estados Unidos.
( )fazer um levantamento minucioso das causas da síndrome denominada “burnout”.
( )apresentar o relato de uma pesquisa, contendo procedimentos metodológicos e apresentação de resultados.
( )apontar que o “burnout” é uma síndrome que atinge somente os profissionais da saúde.