Aluno
1. INTRODUÇÃO.
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais observamos como as pessoas tem optado por inovarem suas próprias residências utilizando recursos que facilitariam suas vidas. Os microcontroladores são componentes eletrônicos que possuem funcionalidade capaz de atender à grande parte das exigências destas pessoas, pois possibilitam a comunicação entre interfaces que ligam diretamente o ser humano com a tecnologia, adaptando à necessidade através da programação do microcontrolador.
Com o aumento da automação residencial e o próprio interesse dos membros da equipe, veio então a motivação para a elaboração e implementação do projeto de um motor de passo ligado à uma cortina residencial controlada por um sensor de luminosidade e um potenciômetro.
Como microcontroladores possuem um baixo custo comparado a outros controladores (como por exemplo o CLP), se inserem no mercado como uma opção para estas aplicações diárias.
2. LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS.
1 sensor de luminosidade LDR;
2 potenciômetros;
1 display LCD;
2 capacitores de 27nF;
1 microcontrolador PIC 16F876A;
1 chave liga-desliga;
1 cristal comutador;
2 resistores 4k7 Ω e 1 resistor 1k Ω;
Cabinhos de cobre para contato;
1 matriz de contatos (Protoboard);
3. PROCEDIMENTOS.
O funcionamento do projeto segue de acordo com o diagrama de blocos da
Figura 1. O microcontrolador foi programado em linguagem de programação
C++ e se encontra no final deste relatório.
Fig. 1. Diagrama de blocos do projeto. (Fonte: Própria)
Com base no diagrama de blocos, foi então montada uma simulação utilizando o software Proteus. O programa do microcontrolador foi desenvolvido através do software MikroC. Com ambos prontos, o programa foi inserido no microcontrolador e simulado de acordo com a Figura 2.
Fig. 2. Simulação utilizando o software Proteus. (Fonte: Própria)
O circuito consiste primeiramente