aluno
Tente alguns exercícios diários que vão melhorar sua capacidade de respirar pelo nariz.
Inicie fazendo cada exercício por 1 minuto e vá aumentando o tempo até que consiga fazer por 5 minutos. Se o exercício for muito cansativo interrompa e tente novamente no dia seguinte.
Exercício 1:
Exercício 2:
Deitado sobre superfície plana coloque um peso sobre a barriga, por exemplo um livro.
Respirando somente pelo nariz, com os lábios fechados, puxe o ar pelo nariz e empurre o peso com a barriga para cima. Depois coloque o ar para fora pelo nariz enquanto a barriga desce. Faça um movimento amplo e lento com a barriga. Quando estiver fácil comece a fazer o exercício com uma narina de cada vez.
Sentado no chão, em cima de superfície plana, coloque os pés unidos na sua frente, segurando-os com as mãos. Movimente as pernas para cima e para baixo sem soltar os pés, enquanto respira rapidamente apenas pelo nariz. Esteja preparado para limpar o nariz durante o exercício.
Não fique para trás! Aprenda a respirar de l! forma saudáve
Quando estiver fácil faça o exercício com uma narina de cada vez.
Exercício 3:
Com os lábios fechados pressione-os por dentro com a língua fazendo um círculo, sem deixar que os lábios se abram. Faça o movimento para um lado e para o outro. Aumente gradativamente o número de voltas realizadas.
Se ao realizar estes exercícios você sentir dificuldades procure ajuda de um profissional de saúde, por exemplo, médico, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta entre outros.
A respiração nasal com elevação do abdômen dá mais fôlego e ajuda a combater a ansiedade, pressão alta, rinite alérgica, dificuldade de concentração e até mesmo a insônia.
Veja algumas consequências de respirar pela boca por períodos prolongados
Ao respirar pela boca a língua fica em posição mais baixa. Sem pressionar o céu da boca não há estímulo para o osso crescer. Por isso o nariz não se