aluno
São os que corresponde aos aspectos que definem como o trabalho deve ser, portanto, os valores do trabalho tem um caráter prescritivo, porque estabelecem metas. Trabalhamos para buscar obter desafios, sustento econômico e nos relacionar com outras pessoas, os atributos valorativos nos mostram o que é certo e o que é errado.
Justiça no Trabalho
Têm por finalidade definir quais são os atributos essenciais que podem garantir melhores condições para os empregados no ambiente de trabalho. Através dos questionários aplicados em sala, obtivemos uma amostra onde se destacam jovens em sua maioria, entre de 18 a 24 anos.
Observando os dois extremos, vimos que o ambiente de trabalho deveria garantir as condições materiais, de assistência, de higiene e de equipamentos adequados, porém, o que ocorre de fato é a não existência da justiça do trabalho o que faz com que não se tenha garantia de condições dignas igualitárias de trabalho tornando assim o trabalho mais desgastante e desmotivador.
Analisando a média das notas obtidas nos questionários aplicados, temos 2,74 que é considerada intermediária, isso aponta que as pessoas em sua maioria, não esperam um alto grau de justiça no trabalho e que não acreditam em um ambiente de trabalho melhor.
Segundo a teoria de necessidades, pode haver uma desmotivação se continuar assim, pois as condições de trabalho melhor esta na hierarquia fisiológica e de segurança, que são as bases da pirâmide. O lugar, proteção contra danos físicos (no caso de boas condições de materiais dependendo da área; exemplo de hospitais, profissionais pode correr o risco de contaminação) e isso é o mínimo que a organização necessita oferecer, para o colaborador se sentir seguro no seu ambiente de trabalho. E se o funcionário não estiver satisfeito nessa hierarquia não poderá subir na pirâmide. O que acaba gerando uma insatisfação do colaborador.
Segundo Herzberg, com esse fator intermediário nas condições de trabalho (fatores