aluno
“Se considerarmos que vivemos numa sociedade desigual, a educação concebida como um processo de adaptação e instrumento de reprodução dessa sociedade tem como objetivo último mantê-la desigual.” (p. 7)
“O termo pesquisa significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA”, 1986), "indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição". (p. 7)
“a função da pesquisa, por mais abstrata que nos possa parecer, é a interpretação do que vivemos. A pesquisa, como afirma Santos (1989), é a "prática social de conhecimento".” (p. 8)
“as explicações sobre o termo pesquisa vêm sempre associadas à ideia de conhecimento.” (p. 8)
“Essa ação diferenciada de pensar o mundo e suas coisas é o movimento humano de dar significado a tudo, de compreender da forma mais aprofundada possível nossas relações com o mundo e após, com as coisas.” (p. 8)
“Todo conhecimento tem como objetivo, então, a convivência dos sujeitos com o mundo e as coisas que o cercam” (p. 9)
“Além de um mecanismo de compreensão do mundo, o conhecimento é uma necessidade para a ação.” (p. 9)
“O conhecimento "ilumina" a ação humana sobre o mundo e as coisas; é a luz do caminho a ser percorrido. Se é parte da essência humana agir e sentir pensando e compreendendo, é impossível nos relacionarmos com o mundo sem um "ajuste" cognitivo sobre a realidade que nos cerca.” (p. 9)
“A pesquisa qualitativa defende a idéia de que, na produção de conhecimentos sobre os fenômenos humanos e sociais, interessa muito mais compreender e interpretar seus conteúdos que descrevê-los.” (p. 10)
“temos tratado a pesquisa em educação como uma tarefa filosófica que exige compreender como o ser humano se relaciona com as coisas, com a natureza, com a vida.” (p. 11)