Aluno de engenharia mecânica
Laboratório 4:
Utilizando Paquímetro e Micrômetro
PHILIPE MENDES CAVALCANTE 27980
GERALDO DOMINGOS 21389
CAYQUE GIOVANNY
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3 2. OBJETIVOS 4 3. METODOLOGIA 5 1. 2. 3. 4.1. Materiais utilizados 4.2. Procedimento Experimental 4. ANÁLISE DE DADOS 6 5. CONCLUSÃO 8 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O paquímetro em questão (figura 1) consiste em um instrumento de medida de precisão 0,05 mm, feito geralmente de aço inoxidável, utilizados para medir diâmetros externos e internos, comprimentos, espessuras e profundidades. Por isso, o paquímetro é um dos instrumentos de medição mais usados na indústria mecânica.
Figura 1: Partes que compõem um paquímetro.
O micrômetro é um instrumento que mede com exatidão a espessura de revestimentos na construção civil, e têm grande uso na indústria mecânica, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas. O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico. O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ( tambor ) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.
Figura 2: Partes que compõem um micrômetro.
2. OBJETIVOS A experiência teve como objetivos: efetuar, medidas diretas de comprimento com precisões diferentes, bem como, medidas indiretas de volume, propagando erros. No intuito de familiarizar com o paquímetro e micrômetro, atentando para as limitações instrumentais, expressando corretamente estas medidas, erros e unidades.
3. METODOLOGIA