Biologia e cultura
- Sistema de acasalamento
- Sistema social
A quantidade de tempo, energia e recursos que ambos os sexos investem nas crias tem profundas consequências para a evolução do próprio comportamento social.
Em espécies onde ambos os progenitores investem, as pressões selectivas são diferentes.
As espécies onde exista investimento parental e aquelas onde não existe exibem diferenças ao nível da morfologia, comportamento e organização social.
O cuidado parental seria sempre favorecido pela selecção natural se os recursos, tempo e energia fossem limitados.
De acordo com CLutton Brock o investimento parental desigual é sempre favorecido em duas situações diferentes: 1) Quando é mais fácil adquirir diversos parceiros sexuais e por isso os benefícios são atingidos gastando pouco tempo e 2) Quando a aptidão da prole criada por um só progenitor é alta e os benefícios da participação de investimento parental adicional não são muitos ex: cuco e adorinha
Problemas:
Divergência – A mesma espécie evolui e diverge para características diferentes
Convergência – Espécies diferentes para as mesmas característcas devido ao meio ambiente em que estas se encontram - Devemos evitar nas construções filogénicas as decisões em que características que são semelhantes ainda a uma evolução convergente e devido a ancestrais.
Características ancestrais – Problemas:
Há que ignorar semelhanças que têm por base características ancestrais. Somente traços derivados – ou seja, características que evoluíram desde o ultimo ancestral comum. Para espécie em consideração podem ser usados na construção oilogenetica.
1. Aparecem mais cedo no desenvolvimento do organismo 2. Aparecem mais cedo no registo fóssil 3. São vista em grupos vizinhos Princípios evolutivos – “Estratégias reprodutivas” 1. acasalamento e reprodução; 2. Sistemas de acasalamento; 3. Sistemas de acasalamento e o investimento parental A teoria da selecção Natural