Aluna
Quem criou o Basquete?
Afirma-se que o basquete foi criado em 1891 por James Naismith, um pastor presbiteriano que era professor de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Origem do Basquete:
Verificando que durante o tempo chuvoso de Inverno os seus alunos começavam a mostrar algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que na altura era a única atividade que se podia praticar dentro do ginásio, procurou criar um jogo que os motivasse e pudesse ser praticado num local fechado. James Naismith descartou imediatamente a ideia de um jogo que utilizasse os pés ou com muito contacto físico, pois poderia tornar-se muito violento, devido às características de um ginásio (local fechado e com piso de madeira). Logo, escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos em cada extremidade do ginásio, a uma altura equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje. No entanto, como os cestos tinham fundo, sempre que encestavam tinham que subir uma escada para recuperarem a bola. O ritmo era por isso constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado, vertia o fundo do cesto e a bola caía no chão. Só mais tarde é que o fundo foi retirado, dando uma maior dinâmica à partida. Inicialmente, este jogo era executado com uma bola de futebol. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com encosto.
Em todos os esportes existe uma posição básica e o basquetebol não é exceção. A posição-base permite executar qualquer movimento, em qualquer direção e pode ser defensiva, se está a defender, ou ofensiva, se está na posse da bola. Tanto na posição-base defensiva como na ofensiva deve-se seguir as seguintes normas:
. Colocar os pés afastados, mantendo-os à largura dos ombros;
. Distribuir o